Não é só na moda que o que se usa nas ruas em pouco tempo pode estar tomando conta das passarelas, sim pois nem tudo que é moda sai da cabeça dos mega estilistas existente nesse mundo, muitas vezes vem do comportamento das pessoas, e as marcas captam “a mensagem”, incorporam aquilo e fazem as suas releituras, imprimindo a sua identidade nas coleções.
Acontece coisa parecida no mundo dos aplicativos… algumas vezes, eles são desenvolvidos para uma determinada finalidade e com o decorrer do tempo, a usabilidade dos seus usuários vai traçando/indicando novos caminhos para o app tomar e poder crescer.
No caso do Twitter, por exemplo, vocês acham mesmo que em 2006 Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass, quando estavam desenvolvendo a rede social tinham em mente a grande sinergia que existiria entre o passarinho azul e a televisão? Chegando ao ponto de selarem parcerias, como a fechada recentemente entre o Twitter e IBOPE para poder fazer a medição da repercussão do conteúdo televisivo na web.
O comportamento das pessoas veio apontando novas diretrizes também para o Fousquare seguir e poder crescer. Durante os últimos dois anos, o CEO da rede social, Dennis Crowley e a sua equipe “quebraram a cabeça” para chegar no denominador que chegaram: desagregar as principais funções do aplicativo de check-in, criando um aplicativo única e exclusivamente para check-ins, que se chama Swarm, e outro, o próprio Foursquare ficando somente para os usuários darem as suas notas e opiniões sobre estabelecimentos comerciais e restaurantes.
Antes, com as duas funções acumuladas num único aplicativo, os desenvolvedores descobriram que apenas 5% dos usuários utilizavam de verdade essas duas funções disponíveis. E, no decorrer do estudo da usabilidade e comportamento dos usuários, eles começaram a ter diversas ideias para o seu crescimento, mas se deram conta de que para evoluir como estavam desejando, teriam que fragmentar as principais funcionalidades do aplicativo que popularizou o hábito dos check-ins.
Um dos argumentos utilizados pelos desenvolvedores para as mudanças foi esse: “Você abre um aplicativo para fazer uma tarefa específica e não como uma porta de entrada para uma grande experiência complicada.”
Outro ponto trazido à tona foi em relação ao destaque dado ao botão de check-in, pois este seria um obstáculo para o engajamento dos usuários, segundo eles: “Imagine se você abriu YouTube e a primeira coisa que ele lhe pede é pra criar um vídeo. Isso assusta muita gente”, diz Bijan Sabet , um dos primeiros investidores do Foursquare e membro do conselho atual. “Assim como você não precisa twittar para desfrutar do Twitter, dividindo o aplicativo em dois vão ajudar a tornar mais claro para um grande público que você não precisa fazer check-in para encontrar valor no Foursquare.”
Agora, quis fazer pra vocês um pequeno tour no Swarm… e vos digo, realmente, ficou mais objetivo e enxuto na medida certa, vejamos:
1. Essa é a tela que aparece quando entramos no aplicativo, claro, após termos feito o login. É uma espécie de feed, onde de logo você vê os amigos que estão mais próximos e também pode publicar a sua localização, fazendo o famoso check-in (no botão indicado pela primeira seta) para publicar a sua localização.
2. Nessa segunda tela tem um campo (indicado pela seta) que te possibilita a busca específica por algum amigo.
3. Nessa terceira tela – foi a novidade que achei mais legal no Swarm! – você pode registrar quais são os planos para as próximas horas ou o dia seguinte, por exemplo, e deixar lá publicado para os seus amigos verem e se candidatarem para a programação ou não, sendo possível inclusive que se inicie “uma conversa” em torno dos planos registrados – é o que vocês podem conferir na tela seguinte.
Ainda, para deixar a experiência do usuário mais divertida o Swarm trouxe do Foursquare algumas “brincadeirinhas” – agora com algumas reformulações – que tínhamos ao fazer check-in com o Foursquare.
Insights sobre a sua vida. Aquelas “notinhas” que apareciam no Fousquare logo em seguida a realização dos check-ins, como “É sua quarta vez consecutiva na academia essa semana!”, ou “É a primeira vez que você sai com Jason em 3 meses.”
Stickers. No Swarm , foram desenvolvidos vários adesivos (gratuitos) que você pode anexar a seus check-ins para expressar rapidamente como se sente ou o que você está fazendo naquele local. Inicialmente ficam disponíveis alguns para o usuário e conforme ele for fazendo seus check-ins e “explorando o mundo”, serão desbloqueados mais adesivos.
Prefeitos 2.0. Os desenvolvedores encontraram um maneira de continuar com “as prefeituras”, mas de uma maneira mais divertida. Agora ao invés do usuário ”competir” com os atuais 50 milhões de usuários que estão no Fousquare, competirá apenas com os amigos, ou seja, a partir de agora um lugar poderá ter muitos prefeitos diferentes, um para cada círculo de amigos, em vez de apenas um único prefeito em cada lugar.
É isso, gente! Parece que o Swarm veio pra ficar e o Grupo Foursquare, ao meu ver, está no caminho certo, amadurecendo os seus produtos e dando passos bem de acordo com o feedback captado na pesquisa de usabilidade do seu aplicativo. Ai da empresa que não saiba compreender esses sinais que vem da rua!
Ainda não baixou o Swarm? Para Android clique aqui e para iOS clique aqui.
Até a próxima!
* os dados estatísticos e trechos de depoimentos dados pelos desenvolvedores foram captados deste artigo do site The Verge.